NEWS

monicaweimann 4

 

The Board of Gómez-Acebo & Pombo has appointed Mónica Weimann as the new resident partner of its London office. Ms Weimann, who will become head of the office on 1 January 2015, is a Corporate Law partner specialising in acquisitions. She will also continue to head up the firm's German Desk.

monicaweimann 4 

El comité de dirección de Gómez-Acebo & Pombo ha decidido nombrar a Mónica Weimann como nueva socia residente del despacho de Londres. Weimann, que asumirá la dirección de la oficina a partir del próximo 1 de enero de 2015, es socia del área de Corporate y está especializada en adquisiciones de empresas. Continuará también liderando la actividad vinculada a los clientes de habla alemana de la Firma (German Desk).

Num mundo cada vez mais global, onde as fronteiras dos países pouco ou nada têm a ver com as fronteiras dos negócios, a mediação comercial tem vindo a demonstrar ser uma forma de resolução de litígios adaptada aos objetivos empresariais atuais.

Reestruturações Laborais e dimensão social do downsizing

 A Gómez- Acebo & Pombo organizou, em parceria com a Transitar, uma conferência sobre reestruturações laborais e a dimensão social do downsizing.

O empregador enfrenta desafios ao nível da criação, desenvolvimento e manutenção de equipas de trabalho competitivas. Nesse âmbito, colocam-se diversas questões aos departamentos de recursos humanos, nomeadamente a motivação dos trabalhadores, a melhoria da produtividade, a promoção do trabalho em equipa, a adequação dos sistemas remuneratórios e de incentivos, os planos de carreira, os regimes de flexibilidade, a formação profissional e a divulgação da informação.

Todavia, existe um momento especialmente crítico para as empresas: a tomada de decisão e a comunicação do despedimento aos trabalhadores.

Na génese dos despedimentos encontramos inevitavelmente motivos organizacionais, tecnológicos, estruturais e de mercado. É, por isso, importante conhecer os principais instrumentos legais, designadamente a redução temporária do período normal de trabalho, a suspensão dos contratos de trabalho, o despedimento coletivo e o despedimento por extinção de posto de trabalho.

Por outro lado, as reestruturações laborais têm reflexos sociais relevantes, sobretudo quando implicam a redução dos quadros de pessoal (downsizing). Na Conferência serão apresentados dois casos: de um lado, a perspetiva de gestão dos recursos humanos; do outro, a experiência de um trabalhador.

A Conferência teve lugar no escritório da GA&P Lisboa e os oradores foram David Carvalho Martins, responsável pela área de Direito do Trabalho da GA&P em Portugal e docente universitário, Yves Turquin, diretor-geral da Transitar, Márcia Melo, HR Partner for regional teams in Portugal at AXA e Paulo Doce Moura, consultor financeiro no Banco Carregosa e membro dos alumni da Transitar.

Chambers 2014 2

 

Gómez-Acebo & Pombo stood out at the Chambers Europe Awards for Excellence 2014 as the Firm with the best client service in Spain. The directory Chambers & Partners, which already awarded the prize to Gómez-Acebo & Pombo in 2010, described the Firm as "A solid firm with a highly developed domestic presence, Gómez-Acebo & Pombo attracts praise for its dedicated client service and business-oriented advice. Its intellectual property and public law teams have led the market for many years, whilst its environmental law, corporate compliance and wealth management departments all fortified their market positions over the last twelve months."

Chambers 2014 2

 

Gómez-Acebo & Pombo destaca en los Chambers Europe Awards for Excellence 2014 por ser el despacho con el mejor Servicio al Cliente de España. El directorio Chambers & Partners, que ya le había otorgado dicho premio en el año 2010, describió a la firma como "un bufete sólido con una presencia nacional muy desarrollada, elogiado por su dedicado servicio al cliente y un asesoramiento orientado al negocio. Sus equipos de Propiedad Intelectual y de Derecho Público han liderado el mercado durante años. Junto con su Derecho Medioambiental, las áreas de cumplimiento normativo y gestión de patrimonios han visto fortalecidas sus posiciones en el mercado en los últimos 12 meses".

Gómez-Acebo & Pombo ha cerrado el 2013 con un nivel de ingresos muy similar al del año 2012. Alcanzó una facturación de 60.691.000 euros, una cifra ligeramente inferior (-0,87%) al volumen de negocio del ejercicio anterior. Esta cantidad se ha dado a conocer tras la celebración de la primera Junta General de Socios del año.

Gómez-Acebo & Pombo has closed 2013 with a very similar level of revenue than that of 2012. It achieved a turnover of 60.691.000 euro, slightly down (-0.87%) from the previous year. The announcement has been released following the conclusion of the year’s first 2014 Annual General Shareholder’s meeting.

A Gómez-Acebo & Pombo encerrou 2013 com um nível de resultados semelhante ao do ano de 2012, tendo alcançado uma faturação de 60.691.000,00 euros, um valor ligeiramente inferior (-0,87%) ao volume de negócio do exercício anterior. Este número foi dado a conhecer após a primeira Assembleia Geral de Sócios deste ano.

 

A Gómez- Acebo & Pombo organizou, em parceria com a Conceito, um workshop sobre a redução das compensações e sobre o seu sistema legal de garantia, através de um fundo de compensação do trabalho, ou de mecanismo equivalente, e de um fundo de garantia de compensação do trabalho.

A Conferência teve lugar no escritório da GA&P Lisboa e os oradores foram David Carvalho Martins, responsável pela área de Direito do Trabalho da GA&P em Portugal, e Cristina Lobo Ferreira, da Direcção-Geral da Segurança Social. A intervenção de Mafalda Barreto, sócia da GA&P, marcou o início do evento.

 

No passado dia 30 de janeiro de 2014, a Gómez-Acebo & Pombo (GA&P) organizou uma Conferência sobre o novo regime jurídico dos projetos de investimento de interesse nacional.

O início do evento foi marcado pela intervenção da sócia Mafalda Barreto, e a conferência foi conduzida pelos advogados da Gómez-Acebo & Pombo: Sofia Rodrigues Nunes, responsável pela área de Imobiliário e Urbanismo e Ambiente em Portugal e Rita Santinho Martins, da área de Direito Público, Contencioso Administrativo e Ambiente.

 

No passado dia 29 de janeiro de 2014, a Gómez-Acebo & Pombo (GA&P), em parceria com a incubadora de empresas Startup Lisboa, organizou um Workshop sobre os aspetos práticos do Contrato de Trabalho.

A abertura ficou a cargo de Marta Miraldes, responsável pelas empresas incubadas da Start up, e Mafalda Barreto, sócia da GA&P, que deram as boas-vindas a uma audiência constituída essencialmente por jovens empreendedores.

O debate foi conduzido por David Carvalho Martins, responsável pela área de Direito do Trabalho da GA&P em Portugal, e Sónia Monteiro, responsável pela área de Propriedade Intelectual e Tecnologias da Informação da GA&P em Portugal.

 

No passado dia 22 de janeiro teve lugar, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, um debate sobre os reflexos da decisão do Tribunal Constitucional sobre a Reforma Laboral de 2012.

O encontro, organizado pela Associação de Jovens Juslaboralistas (AJJ), contou com as intervenções de Pedro Furtado Martins, advogado responsável pelo departamento de Direito do Trabalho da Sérvulo, e de David Carvalho Martins, advogado responsável pelo departamento de Direito do Trabalho da Gómez-Acebo & Pombo em Portugal e vice-presidente da AJJ.

Fonte: FDUNL

 

Núria Vila analiza las figuras creadas a nivel internacional para combatir el trasvase artificial de beneficios a otras jurisdicciones.